Escolha uma Página

Mostra AVXLab

Busca explorar as fronteiras da linguagem audiovisual, absorvendo novas formas cinemáticas, envolvendo questões de representação e de apresentação no espaço, em diálogo com a arte contemporânea, em manifestações que extrapolam os limites do cinema e da televisão. A programação é constituída por obras instalativas e performáticas inéditas dos cinco artistas residentes e de convidados, com obras em diálogo com a mostra. As linguagens e formatos apresentados na exposição reflete-se nos temas do Seminário “Camadas Informacionais” – ciclo de conversas com pesquisadores, teóricos e artistas nacionais e internacionais.

Obras do Laboratório


ARAPUCA

_ Letícia Ramos

A instalação parte  das investigações da artista sobre o truque, a mágica e o ilusionismo.  Nela, projeções com técnicas holográficas instaladas no jardim central do Centro Cultural São Paulo se apresentam como relíquias eletrônicas de uma experiência do futuro. Assim como as armadilhas indígenas de mesmo nome encontradas em matas e florestas para a captura de animais, as esculturas suspendem na vegetação estranhas figuras eletrônicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PROTOCOLO

_ Henrique Roscoe & Caio Fazolin 

A instalação audiovisual generativa explora a comunicação, o fluxo de informação e o controle. Desenvolvida como parte do processo de residência do laboratório AVXLab, Protocolo é fruto da pesquisa dos artistas Caio Fazolin e Henrique Roscoe. Nessa colaboração inédita entre os dois artistas, o evidenciamento de mecanismos de controle por meio de sistemas digitais, apresenta-se como uma pequena sociedade composta de micro computadores que, se relacionam intermediados por regras rígidas de comunicação. Protocolo propõe uma reflexão crítica sobre o consumo tecnológico e informacional.


CONTEXST – Context Contest Shapes Content Project

_ Mirella Brandi x Muep Etmo

Performance inédita, baseada em contextos específicos, realizada ao vivo pela dupla de artistas Mirella Brandi x Muep Etmo sobre conduções narrativas cinemáticas. A dupla utiliza a luz e o som para gerar ambientes imersivos e assim, alterar a percepção de espaço-tempo e recriar um lugar situado entre o real e o virtual. É neste lugar menos reconhecido que uma partitura de sensações é arquitetada de modo a envolver o espectador em uma experiência audiovisual expandida, onde o público é o objeto central desta narrativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obras em Diálogo

BONY AYAX

_ Andrés Denegri

Bony Ayax (2015) é um filme-instalação com dois projetores super 8 que colocam em confronto uma curta sequência fílmica. As imagens registram o momento em que o artista vanguardista, pintor e fotógrafo argentino, Oscar Bony (1941-2002) atira com uma pistola 9mm em seus autorretratos fotográficos. Em uma referência ao próprio suporte fílmico, o tiro é o protagonista, em um gesto de morte e destruição que pode se ressignificar em um instância criadora.


NATURA/CULTURA

_Fernando Velázquez

Natura/Cultura é uma série  iniciada em 2008 para pensar o tempo e a difusa fronteira entre o natural e o artificial. Da conjunção destes tópicos em relação às nossas habilidades perceptivas emerge a pergunta: onde se situam os limites entre a percepção e ficção?