> Clique para assistir a conversa com o artista:

Performance

> ILHA_a vida é uma utopia

‘ILHA_A vida é uma Utopia’ é uma intervenção urbana sonora que lida com o complexo tema da contaminação radioativa da água do mar no Japão. Em ação, oito pessoas portando mochilas de couro infanto juvenis japonesas – doadas para as vítimas do Tsunami na costa Leste do Japão em 2011 – formam um círculo em um local pré-determinado e, juntas, circundam o espaço ressoando o som do mar. O som do mar usado neste projeto foi gravado nas proximidades da cidade de Nagoya, onde reside a maior concentração de usinas nucleares no país, e suas águas certamente estão contaminadas por poluição industrial. Neste sentido, traduz a contradição existente na relação dos japoneses para com suas águas marítimas, e nos traz uma importante reflexão sobre os recentes desastres ambientais no Brasil, sobretudo as manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino e os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Vida e morte, origem e fatalidade, passado e futuro se relacionam numa contraposição multifacetada de medo e confiança. O trabalho participará também de mais uma edição da mostra Field Trip Asia no Japão, em comemoração pelos 10 anos do Grande Terremoto do Leste do Japão.

_ Dudu Tsuda

Dudu Tsuda é artista multimídia, artista sonoro, músico, compositor, performer, produtor musical, diretor artístico do selo de arte sonora e música experimental ALEA e professor da Pós Graduação em Imagem e Som da Faculdade Santa Marcelina. Doutorando pelo programa de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP-SP. Mestre pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC-SP. Realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos, e foi contemplado por bolsas e prêmios em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha, Alemanha e Brasil em instituições como a Biennal of Mercosur (Porto Alegre/Brasil), Biennal Siart of La Paz (La Paz/Bolívia), Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo / Brasil), Centre Georges Pompidou (Paris/França), TOKAS (Tokyo/Japan) e Goethe Institute (Munique/Alemanha). . Integra a cia de dança contemporânea ‘Núcleo Artérias’ (www.nucleoarterias.com) desde 2001.

jQuery(function ($) { //open toggle on button click $('a.open-toggle').on('click', function(event){ $('#toggle3.et_pb_toggle_2 .et_pb_toggle_title').click(); }); });