clique no vídeo para assistir

/// Sobre o projeto AVXLab

O AVXLab é um laboratório de idéias, de metodologias e de experimentação de linguagens expandidas do audiovisual brasileiro, uma iniciativa que nasceu de integrantes do ALTav (Rede Audiovisual Expandido) para atuar na produção de projetos voltados à experimentação e a geração de conhecimento, que valorizam não apenas as apresentações finais mas colocam o processo e a pesquisa de criação como parte fundamental de uma obra.

 

Documentário sobre a edição:

Grupo gestor do projeto 2017

Demétrio Portugal

Curador e gestor cultural.Entre outros projetos, é também um dos inicializadores da rede ALTav. Busca com seu trabalho a criação de plataformas e projetos que potencializem o desenvolvimento de expressões e cenas artísticas contemporâneas. É co-curador e diretor executivo do AVXLab.

Lucas Bambozzi

Artista e curador independente, professor no curso de Artes Visuais na FAAP e doutorando na FAUUSP, com pesquisa envolvendo campos informacionais em espaço públicos. É um dos iniciadores do ALTav e co-curador e diretor artístico do AVXLab.

Eduardo Fernandes

Foi fundador do Coletivo Bijari e atua junto ao CoLaboratorio e ALTav. Tem extensa carreira como VJ, onde atuou em festivais mainstream(skol Beats, nokia Trends, Motomix, Heineken Green session, sWU), alternativos(on-off, satyrianas, DF_Depois das Fronteiras, instante, entre outros).

Tatiane Gonzalez

Mestre em sociologia pela UNICAMP e pesquisadora independente de arte, tecnologia e política. Coordenada os trabalhos de pesquisa de conteúdo para projetos audiovisuais da Indague e atua como gestora de projetos culturais.

Carolina Caffé

Antropóloga visual e documentarista. Formada em Ciências Sociais pela Universidade PUC (SP, Brasil), estudou Cinema Documentário na escola Observatório del Cine, (BA, Arg); e pós graduação na New York Film Academy, (NY, EUA).

INTEGRANTES DA EQUIPE AVXLab:

FOTOS – Miguel de Castro
PRODUÇÃO – Augusto Santos, Ihon Yadoya, Julia Rodrigues, Rayane Vasconcelos, Daniel Hylario.
COMPANHEIROS – Agradecimentos à Marina Pinheiro e Roberta Mahfuz pelos primeiros passos e também à toda equipe da Spcine e do CCSP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

/// SOBRE O SEMINÁRIO - Camadas Informacionais

O seminário integrou o projeto AVXLab 2017 formado por um processo de residência artística e laboratorial, uma mostra audiovisual expandido e uma publicação de referência sobre as questões suscitadas pelas obras artísticas apresentadas assim como pelo próprio seminário.

>MESA 1: 

: : DE VOLTA AO ESSENCIAL

(abstração, poeira, névoa, invisibilidade, imaterialidade)

O cinema em busca de suas ancestralidades, suas qualidades mais intrínsecas, associadas ao enlevo psicológico e sensorial proporcionado pela manipulação da luz – condição mínima e essencial para o acontecimento cinemático.


PARTICIPANTES:
_ Mirella Brandi x Muep Etmo
(artistas residentes AVX Lab),
_ Claudio Bueno (artista e pesquisador),
_ Mario Ramiro (artista, professor ECA USP),
_ Lucia Koch (artista),
_ Lucas Bambozzi (AVX Lab, mediador)

> MESA 2:

: : ESPAÇO INFORMACIONAL EM DADOS

(estética de banco de dados, datavisualização, estatística, análise computacional)

O cinema gerado por sistemas complexos, a partir de massas abstratas de informação ou derivadas de processos de análise cientÍfica, política ou social. As estratégias e técnicas da estatística, do design, softwares generativos e da análise computacional gerando uma experiência estética e audiovisual.

 

PARTICIPANTES:
_ Henrique Roscoe e Caio Fazolin
(artistas residentes AVXLab),
_ Fabio Malini (pesquisador UFES),
_ Didiana Prata (Designer gráfica, mestre pela FAU-USP.),
_ Javier Cruz (programador, projeto Moebio),
_ Eduardo Fernandes (AVXLab mediador)
.

>MESA 3:

: : A EXPERIÊNCIA FÍSICA

(filme, objeto, interação, internet das coisas, materialidade)

As inter-relações entre obras decorrentes da experiência física com o processo artístico em convívio com a desmaterialização acentuada pelos processo digitais e em modo online. Os modelos de produção decorrentes do tráfego de informações em rede tangenciam objetos reais criando interdependências entre conceitos, entre o real e o virtual. O diálogo entre a aparente imaterialidade dos processos tecnológicos atuais e a busca da corporeidade háptica e palpável proporcionada pelo material fílmico, químico e físico.

PARTICIPANTES:
_ Letícia Ramos
(artista residente AVXLab),
_ Andres Denegri (BIM – Bienal de la Imagen en Movimiento),
_ Fernanda Pessoa (artista, cineasta),
_ Roberto Cruz (curador),
_ Demétrio Portugal (AVXLab mediador).

LOCAL: Sala Paulo Emílio do Circuito Spcine de Cinema, no CCSP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra AVXLab

Busca explorar as fronteiras da linguagem audiovisual, absorvendo novas formas cinemáticas, envolvendo questões de representação e de apresentação no espaço, em diálogo com a arte contemporânea, em manifestações que extrapolam os limites do cinema e da televisão. A programação é constituída por obras instalativas e performáticas inéditas dos cinco artistas residentes e de convidados, com obras em diálogo com a mostra. As linguagens e formatos apresentados na exposição reflete-se nos temas do Seminário “Camadas Informacionais” – ciclo de conversas com pesquisadores, teóricos e artistas nacionais e internacionais.

Obras do Laboratório

CONTEXST – Context Contest Shapes Content Project

_ Mirella Brandi x Muep Etmo

Performance inédita, baseada em contextos específicos, realizada ao vivo pela dupla de artistas Mirella Brandi x Muep Etmo sobre conduções narrativas cinemáticas. A dupla utiliza a luz e o som para gerar ambientes imersivos e assim, alterar a percepção de espaço-tempo e recriar um lugar situado entre o real e o virtual. É neste lugar menos reconhecido que uma partitura de sensações é arquitetada de modo a envolver o espectador em uma experiência audiovisual expandida, onde o público é o objeto central desta narrativa.

ARAPUCA

_ Letícia Ramos

A instalação parte  das investigações da artista sobre o truque, a mágica e o ilusionismo.  Nela, projeções com técnicas holográficas instaladas no jardim central do Centro Cultural São Paulo se apresentam como relíquias eletrônicas de uma experiência do futuro. Assim como as armadilhas indígenas de mesmo nome encontradas em matas e florestas para a captura de animais, as esculturas suspendem na vegetação estranhas figuras eletrônicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROTOCOLO

_ Henrique Roscoe & Caio Fazolin 

A instalação audiovisual generativa explora a comunicação, o fluxo de informação e o controle. Desenvolvida como parte do processo de residência do laboratório AVXLab, Protocolo é fruto da pesquisa dos artistas Caio Fazolin e Henrique Roscoe. Nessa colaboração inédita entre os dois artistas, o evidenciamento de mecanismos de controle por meio de sistemas digitais, apresenta-se como uma pequena sociedade composta de micro computadores que, se relacionam intermediados por regras rígidas de comunicação. Protocolo propõe uma reflexão crítica sobre o consumo tecnológico e informacional.

Obras em Diálogo

BONY AYAX

_ Andrés Denegri

Bony Ayax (2015) é um filme-instalação com dois projetores super 8 que colocam em confronto uma curta sequência fílmica. As imagens registram o momento em que o artista vanguardista, pintor e fotógrafo argentino, Oscar Bony (1941-2002) atira com uma pistola 9mm em seus autorretratos fotográficos. Em uma referência ao próprio suporte fílmico, o tiro é o protagonista, em um gesto de morte e destruição que pode se ressignificar em um instância criadora.

NATURA/CULTURA

_Fernando Velázquez

Natura/Cultura é uma série  iniciada em 2008 para pensar o tempo e a difusa fronteira entre o natural e o artificial. Da conjunção destes tópicos em relação às nossas habilidades perceptivas emerge a pergunta: onde se situam os limites entre a percepção e ficção?

 

 

 

 

 

/// SOBRE ARTISTAS EM RESIDÊNCIA

Nesta edição, foram convidados 5 artistas que, a partir da sua trajetória e do seu fazer artístico abordassem questões essenciais para audiovisual expandido contemporâneo. Os artistas apresentam na Mostra AVXLab 3 obras (uma performática e duas instalativas) que abordam cada um um dos temas aprofundados no seminário.

Mirella Brandi X Muep Etmo

Mirella Brandi é artista multimidia e designer de luz e Muepetmo é músico, compositor e engenheiro de som. Juntos, exploram através da imagem e do som, sua capacidade narrativa e de transformação perceptiva em instalações e performances imersivas, desde 2006.

Letícia Ramos

Suas obras já foram expostas em espaços artísticos como Tate Modern, Centro de Arte Pivô, Itaú Cultural, Centro Cultural São Paulo, Parque Lage, Museu Coleção Berardo, Instituto Tomie Ohtake e CAPC- Musée d’art contemporain (Bordeaux). Foi ganhadora de importantes prêmios, residências artísticas e bolsas de produção artística, entre eles, o Prêmio Marc Ferréz para o desenvolvimento do projeto “Bitácora” (2011/2012).

Henrique Roscoe. [1mpar]

Henrique Roscoe é artista digital, músico e curador. Trabalha na área audiovisual desde 2004. É graduado em Comunicação social pela UFMG e Engenharia Eletrôni- ca pela PUC/MG e tem especialização em Design pela FUMEC.

Caio Fazolin

Artista audiovisual, que desenvolve trabalhos na intersecção de arte e tecnologia, ministra palestra e o cinas, difundindo conhecimento técnico e poético. Apresenta performances
ao vivo e instalações interativas por todo o Brasil.

jQuery(function ($) { //open toggle on button click $('a.open-toggle').on('click', function(event){ $('#toggle3.et_pb_toggle_2 .et_pb_toggle_title').click(); }); });