/// Projeto: Centro de Intervenções Híbridas

Palavras ao Vento é uma ação em confluências de artistas da rede AVXLab + Coletivo BF + Centro de Intervenções Híbridas que ocorreu dias 14, 15 e 19 de setembro de 2021 com uma programação de projeções urbanas no Minhocão em conexão com as redes digitais.

Essa edição é parte das ações do “Centro de Intervenções Híbridas”, projeto de ocuapção urbana em gestação desde o início do AVXLab e que agora chega ao público na forma de um primeiro experimento. 

visite @avxlab e @coletivo_bf no instagram

/ / / Artistas do AVXLab + Coletivo BF:

André Komatsu
Bianca Barbato
Bianca Turner
Coletivo Coletores
Craca – Felipe Julian
Demétrio Portugal
Edouard Fraipont
Fernando Velázquez
Gabi Greeb
João Simões e C. Bueno
Julia Ro
Lu Nunes
Lucas Bambozzi
Luciana Magno
Marcus Bastos
Marcelo Zocchio
Roberta Carvalho
Rochelle Costi
Santarosa
Virginia de Medeiros

/ / / Elevado do Minhocão – SP

 //// Apresentação: 

Nas noites de 14, 15 e 19 de Setembro de 2021, acontece o Palavras ao Vento, um projeto de intervenção cultural que ocupa uma das empenas do Minhocão em São Paulo e ocorre conectado a uma programação nas redes digitais. A ação, ocorre de forma autônoma, off-bienal, na “guerrilha”, e reúne obras de 20 artistas visuais para conectar lugares de fluxo – das vias públicas da Barra Funda e da internet.

As obras, resultado de ações performáticas, trabalhos conceituais e formatos experimentais de audiovisual, tratam de uma linguagem que se expressa por imagens, textos, falas, dizeres, gritos, repetições, loops, links, memórias, tempos e espaços. Cada trabalho apresentado funciona como uma palavras que, por vezes, parecem uma expressão direta do pensamento de muitos de nós.

O  projeto Palavras ao Vento é mais um passo em direção ao Centro de Intervenções Híbridas, um modelo de ação cultural que por muitos anos vinha sendo gestado pelo núcleo do AVXLab – Laboratório do Audiovisual Expandindo como uma deriva natural dos trabalhos de curadoria e artísticos dos integrantes Demétrio Portugal e Lucas Bambozzi e que agora é extendido à coletividade e à cidade. 

/// Ação: 

Experimentação de uma plataforma que se projeta no ambiente urbano assim como no digital. Uma ação que explora novos arranjos e formatos que visam ampliar as possibilidades de convivência entre obras de audiovisual expandido, a cidade e o público. Um lugar de cruzamento da produção artística com ambientes da construção simbólica e narrativa que se apresentam hoje. 

Com isso, a ideia é projetar imagens em movimento que estejam no horizonte do pensamento coletivo deste momento de pandemia, em que o fim é anunciado mas as perspectivas contradizem as possibilidades. Um momento de apreensão diante problemas que se multiplicam e sequestram nossa visão ao longe. E qual seria seu horizonte nesse caos todo? Qual é sua utopia? Qual é sua alegria? 

/// O que é

O Centro de Intervenções Híbridas traz a ideia de um centro cultural diferente, ele foi pensado para ocorrer no ambiente urbano e virtual simultaneamente. Seu espaço é delineado por uma série de projeções e intervenções urbanas que se conectam também com ambientes digitais, transformando a cidade e trazendo ao público um outro tipo de contato com a arte a partir da criação de novos lugares de ação cultural.

 A programação do Centro envolve, além das mostras artísticas, uma diversidade de outras atividades online e ao vivo, em conjunção e parceria com outros espaços culturais e artísticos de São Paulo e em conexão com o mundo. 

jQuery(function ($) { //open toggle on button click $('a.open-toggle').on('click', function(event){ $('#toggle3.et_pb_toggle_2 .et_pb_toggle_title').click(); }); });