Da abertura ao encerramento, performances adicionam surpresa e adrenalina ao Festival. Com apresentações ao vivo e intervenções gravadas de diversos formatos, o eixo funciona como uma caixinha de experimentos físico-digitais, testando fronteiras e linguagens. Uma jam envolvendo o Coletivo Coletores, o grupo Embolex, entre outros artistas promete um grand finale na sexta-feira (30/4).

sexta-feira // 23.04.2021 // 21h

Afluências

Sandra-X, Bianca Turner, Anahí Asa, Charlene Bicalho e Marion Hesser

A artista multimídia Bianca Turner e a cantora, compositora e performer Sandra-X organizam o projeto “Afluências”, inspirado pelas águas e rios subterrâneos, com apresentação ao vivo da performance musical “Aquífera” (piano, voz, processamentos eletrônicos e visuaiidades) e obras de outras três mulheres e multiartistas: a artista e educadora Anahí Asa, a curadora e pesquisadora Charlene Bicalho e a dramaturga e coreógrafa Marion Hesser.

quarta-feira // 28.04.2021 // 21h

ILHA_a vida é uma utopia

Dudu Tsuda

‘ILHA_A vida é uma Utopia’ é uma intervenção urbana sonora que lida com o complexo tema da contaminação radioativa da água do mar no Japão. Em ação, oito pessoas portando mochilas de couro infanto juvenis japonesas – doadas para as vítimas do Tsunami na costa Leste do Japão em 2011 – formam um círculo em um local pré-determinado e, juntas, circundam o espaço ressoando o som do mar. O som do mar usado neste projeto foi gravado nas proximidades da cidade de Nagoya, onde reside a maior concentração de usinas nucleares no país, e suas águas certamente estão contaminadas por poluição industrial. Neste sentido, traduz a contradição existente na relação dos japoneses para com suas águas marítimas, e nos traz uma importante reflexão sobre os recentes desastres ambientais no Brasil, sobretudo as manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino e os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Vida e morte, origem e fatalidade, passado e futuro se relacionam numa contraposição multifacetada de medo e confiança. O trabalho participará também de mais uma edição da mostra Field Trip Asia no Japão, em comemoração pelos 10 anos do Grande Terremoto do Leste do Japão.

quinta-feira // 29.04.2021 // 21h

Craca Solta o Verbo

Craca

Desenhar não tem sido suficiente, então Craca vai explicar tudo bem explicadinho pra que não digam que não foram avisados! Num galpão vazio e parcialmente destruído sabe-se lá onde, Craca apresenta, sozinho e isolado, uma ocupação audiovisual (ou músico imagética) botando os pingos nos is a plenos pulmões. Não tínhamos virado a página da história? De fato viramos… mas de ponta cabeça. Então.. bora lá… sem massagem… Craca solta o verbo! Uma performance de música, videomapping e verborragia!

sexta-feira // 30.04.2021 // a partir das 21h

The end of indie-video

Embolex convida Lucio Maia (NZ) + VJ Vigas

O Embolex convida o guitarrista Lucio Maia, membro da banda Nação Zumbi, e o VJ Vigas para uma apresentação audiovisual ao vivo, mesclando realidade e processos artificiais e discutindo a ideia do fim do indivíduo no contexto de crise em que estamos inseridos. Com linha narrativa dada pela desconstrução de trechos documentais de material disponível na internet e nos arquivos pessoais dos artistas, o Embolex recria uma narrativa audiovisual em que a autoria individual se dissolve. É nessa dimensão híbrida, complexa e diversa da realidade, feita a partir de manipulações audiovisuais e sobreposições de camadas narrativas que “embolam” o entendimento linear e único da verdade, que o trabalho acontece.

sexta-feira // 30.04.2021 // a partir das 21h

Entre-lugares

Coletores

Quilombos, terreiros, posses, crews e outras coletividades se apresentam ao longo da história das periferias brasileiras como encruzas e movimentos que se edificam a partir de ações insurgentes. Na performance Entre-Lugares o Coletivo Coletores utiliza a linguagem do vídeo mapping para se colocar entre as memórias e narrativas que remontam essas ações insurgentes a partir de espaços temporários de encontro, resistência e afetividade coletiva.

jQuery(function ($) { //open toggle on button click $('a.open-toggle').on('click', function(event){ $('#toggle3.et_pb_toggle_2 .et_pb_toggle_title').click(); }); });